Início > Crônicas da vida, Defeito Colateral, JIHAD > Sobre a inutilidade. (teclado fodido)

Sobre a inutilidade. (teclado fodido)

Umberto Eco alertou-me em um de seus textos de que a literatura eh por si soh a arte de escrever textos sem finalidade pratica, uma utilidade especifica, mas sim algo que se escreve, segundo ele, por deleite, elevacao espiritual, ou mesmo por divertimento. Diferente de um horario de trens ou de uma placa de sinalizacao, que possuem por si um especifico sentido de utilidade.

As outras formas de arte penso de uma profunda inutilidade. Arquitetura pra qualquer engenheiro eh frescura.

Musica, nao consigo definir uma utilidade especifica para ela, embora ela possa ser usada em muitas situacoes sociais, mas nao eh por isso que ela eh feita, ela nao tem um motivo especifico de existir. Acham uma utilidade depois que a coisa existe, mas a inutilidade original eh completa.

Mesmo os desenhos, artes visuais, por si soh, quando nao com finalidades naturalistas, e mesmo assim depois da invencao da foto, tornou-se uma completa inutilidade.

A religiao nos tempos de metodo cientifico nao tem mais utilidade senao pra o mundo nao virar uma suruba mais do que esta.

O espiritismo, me parece algo realmente inutil. Porque mesmo se for fato todas as crendices em torno do assunto, mesmo assim, se fossem eventos de ordem natural observaveis pela luz do metodo cientifico, mesmo assim, seria uma ciencia inutil e naufragada.

Seria mais facil escrever poesia nas normas da abnt do que um espiritismo cientifico.

Esse teclado sem acento eh uma bosta. Eu odeio escrever errado. Parece que nao sou eu que escrevo, mas que estou recebendo uma entidade, nao cientifica eh claro.

Ciencia de cu eh rola. Cientista tem de entender que ele eh util, diferente da inutilidade que apaixona os homens.

A arte, a poesia e o misticismo, nao podem ceder ao rigor do metodo academico, que nao permite lagrimas ou mesmo emocoes.

Antes de realizar um experimento espirita eh necessario orar, enquanto que o metodo cientifico normal eh contra oracao.

Nem por isso, os inuteis deixam de ter seu valor. A poesia tem o seu espaco na vida.

Eu nao posso mudar o que passou, mas posso planejar o que passara.

Jesus, eh um nome muito bonito.

Por toda inutilidade que reina no cosmos. Poeiras do alem, materialismo seculares, transcedentalismos utopicos, socialismos de botecos, eu vos envoco…. ocupai as mentes dos estudantes, preenchei os folhetins dos doutrinados, arrolarei seus versos pelas marchas populares, deixe o povo cantar nossa ideologia, nossa crenca, nossa rebeldia ao metodo util.

Queremos nao crer no possivel, queremos exatamente  eh saber que no impossivel estamos crendo, porque assim, reconhecemos-nos impossiveis; Quem sabe, impossibilitados.

A inutilidade eh como olhar pras nuvens e procurar reconhecer nelas formas de seus adornos, a subjetividade impera nos criterios aleatorios de cada visao.

O ateismo por si soh, ao meu ver, eh a coisa mais inutil do mundo.

Porque alguem pode crer em nao crer ? Definitivamente o melhor seria ignorar as crencas alheias e entender que nao ha sentido em degladiar-se com elas, tampouco julgar os que dela partilham. Por outro lado, eh importante que se lembre sempre, que… que… esqueci….

A utilidade eh a ciencia, que tem metodo cientifico. O capitalismo, e seu sistema financeiro, muito util.Os servicos publicos, embora maus prestados, muito uteis.Mas o resto nao.

O que nao da lucro eh inutil. O lucro eh sinonimo de utilidade. Quando se diz que fulano eh um inutil, eh que ele nao consegue dar lucro.

Lucro em qualquer especie ou rotulo.

Por onde andara o meu amigo gafanhoto ? de tantas guerras inuteis.

Em busca da prova sem metodo.

Eu vos brindo a inutilidade, meus caros comparsas.

 

 

Anúncios
  1. Bruno Dorneles
    janeiro 24, 2011 às 14:07

    “Seria mais facil escrever poesia nas normas da abnt do que um espiritismo cientifico.”

    Cara, essa frase ficou do CARALHO!

    Só queria que tu explicasse melhor uma suposta antítese de ideias que eu achei no começo e fim do texto. Olha só, você diz que a arte é inútil, o que de fato é e eu seria capaz de comprovar para qualquer idiota, mas no final você diz que o que não dá lucro é inútil. Logo, o que dá lucro é útil. Arte é lucrável aos artistas que fazem parte de um sistema de arte. Por se tornar lucrável, logo adquire utilidade?

  2. NM
    janeiro 24, 2011 às 23:26

    Bruno, correlação não significa causação
    Porque arte é inútil não quer dizer que não possa ser lucrativa.
    E o que é lucrativo não quer dizer que seja útil.

  3. Bruno Dorneles
    janeiro 24, 2011 às 23:58

    Quando ele diz que “O que nao da lucro eh inutil. O lucro eh sinonimo de utilidade” me parece claro a idéia de que se algo é util, dá lucro. Se é inútil, não dá.

  4. rodrigonunesouza
    janeiro 25, 2011 às 04:47

    Arte que eh feita pra dar dinheiro nao eh arte, eh produto industrial ou comercial.
    A arte pode ateh dar lucro, e ser arte, contanto nao sendo essa a finalidade original.

    O sujeito que faz arte, pensando em lucro, engana a si mesmo.

    Quantos livros foram escritos na humanidade e quantos prestam ? Quantos quadros mau pintados foram mais vendidos que os de van gogh em vida ? Tom jobin lucrou muito com sua musica, mas foi o lucro que uniu ele a vinicius pra compor?

    Uma banda de rock moderninha, que o produtor escolhe suas vestimentas, e ateh os seus timbres, segundo pesquisa de mercado, pode ser considerada arte ?

    Eu acabo eh reduzindo (Ou elevando) a religiao as artes.

    Explicado ?

  5. Jonny
    janeiro 25, 2011 às 15:14

    SOBRE AS VIRTUDES DA INUTILIDADE

    “Não se preocupe muito com as coisas utilitárias. Em lugar disso, lembre-se sempre de que você não está vivendo aqui para se tornar um produto, pois isso seria indigno.

    Você não está aqui apenas para tornar-se cada vez mais eficiente, e sim para tornar-se cada vez mais vivo. Está aqui para ficar cada vez mais inteligente. Está aqui para ficar cada vez mais feliz até o êxtase.”

    Lao-Tzu estava viajando com seus discípulos e chegaram a uma floresta onde centenas de carpinteiros estavam cortando árvores, pois um grande palácio estava sendo construído.

    Quase toda a floresta já havia sido cortada, mas havia uma árvore ainda de pé, uma grande árvore com milhares de galhos – tão grande que dez mil pessoas poderiam sentar-se à sua sombra.

    Lao-Tzu pediu a seus discípulos que fossem inquirir por que está árvore ainda não tinha sido cortada, quando toda a floresta havia sido cortada e a floresta estava deserta.

    Os discípulos perguntaram aos carpinteiros:

    “Porque vocês não cortaram essa árvore?”

    Os carpinteiros disseram:

    “Essa árvore é absolutamente inútil. Sua madeira não pode ser trabalhada porque cada galho tem muitos nós. Nada é reto. Você não pode fazer colunas ou pilares dela e também não serve para fazer móveis. Você não pode queimá-la, pois a fumaça faz muito mal aos olhos. Então essa árvore é absolutamente inútil. Eis o motivo.”

    Quando os discípulos voltaram e contaram isso a Lao Tsu, ele riu e disse:

    “Se vocês quiserem sobreviver nesse mundo, sejam como essa árvore: completamente inúteis. Assim ninguém irá querer prejudicar vocês. Se forem retos e alinhados serão cortados, irão virar mobília na casa de alguém. Se forem belos, serão vendidos no mercado, se tornarão objetos. Sejam como esta árvore. Assim ninguém irá lhes fazer mal. E vocês poderão crescer, tornando-se grandes e vastos, e milhares de pessoas poderão encontrar uma sombra ao lado de vocês.”

    Lau-Tzu tem uma lógica completamente diferente da que existe na sua cabeça.

    Ele diz:

    Seja o último. Mova-se no mundo como se você não existisse. Permaneça anônimo.
    Não tente ser o primeiro, não seja competitivo, não tente provar seu valor. Não há nenhuma necessidade disso.
    Permaneça inútil e desfrute.

    Claro que ele não está sendo prático. Mas se você compreendê-lo você descobrirá que ele está sendo prático num nível mais profundo, porque a vida é feita para ser desfrutada e celebrada, a vida não foi feita para que você se torne um produto utilitário.

    A vida é mais como poesia do que como um produto no mercado, devia ser sempre como poesia, música, dança.

    Lao Tsu diz:

    Se você tentar ser muito esperto, se tentar ser muito útil, você será usado. Se tentar ser muito prático, em algum momento irão lhe colocar um cabresto, pois o mundo não pode deixar aqueles que são práticos em paz.

    Lau Tsu diz:

    Deixe tudo isso de lado. Abandone essas idéias. Se você quiser ser um poema, um êxtase, então se esqueça da utilidade.
    Permaneça verdadeiro a si mesmo.

    _____________________________________________

    “… Esse teclado sem acento eh uma bosta. Eu odeio escrever errado. Parece que nao sou eu que escrevo, mas que estou recebendo uma entidade, nao cientifica eh claro…”
    _____________________________________________

    Pelas vias tortas só escrevem os deuses, nós humanos precisamos ser um pouco mais precisos e diretos em nossas atividades, pelo bem de ganhar tempo e viver o mais intensamente possível.

    “Ao certo Bárbara, Jonnhy, MUleque Retardado, seja como for…”

    “Um computador permite que você faça mais erros mais rapidamente que qualquer outra invenção da história da humanidade – com as possíveis exceções do revólver e da tequila.”

    “A vantagem mais negligenciada de possuir um computador é que se eles te irritam, não existe lei contra espancá-los um pouco.”

    “Hardware: as partes de um computador que podem ser chutadas.”

    “Nunca confie em um computador que você não possa jogar pela janela.”

    “Quer que seu computador fique realmente rápido? Jogue-o pela janela.”

    “Se você não consegue vencer seu computador no xadrez, tente kickboxing.”

    “Computadores tornam fácil fazer um monte de coisas, mas as maiorias das coisas que eles tornam fácil fazer não precisam ser feitas.”

    “Computadores talvez possam fazer o trabalho de uma dúzia de homens comuns, mas não existe máquina que consiga fazer o trabalho de um homem extraordinário.”

    “O computador é um imbecil.”

  6. rodrigonunesouza
    janeiro 25, 2011 às 16:02

    http://futurosamores.blogspot.com/2010/02/meditacao-para-uma-noite-de-sexta-feira.html
    Esse e outros varios blogs postam esse texto tosco.

    Eh um texto que por si soh nem eh arte, nem eh inutil. Eh auto ajuda. Tem o objetivo de DOUTRINAR O COMPORTAMENTO dos outros.

    Quando alguem me diz, nao venca, seja insignificante, nao tenha desejo,que tenha vontade; Eu suspeito muito que esse filho da puta ta querendo mandar em quem obedece essas estribeiras.

    Filosofias da antiguidade, no geral, ocidente e oriente, querem limitar o homem, podar sua chegada a marte, condenarnos a insignificancia e a inutilidade.

    Nao ha virtude no fracasso, e nao ha nada pior do que uma vida OMISSA.

    Pois soh temos uma e deve ser vivida. Ninguem pode ser feliz sozinho, era melhor aquela arvore ter sido cortada com todas as demais irmas, do que padecer solitaria diante da chacina de seus familiares.

    O imbecil nao eh o pc, sou eu que n sei configurar um teclado.

  7. Jonny
    janeiro 26, 2011 às 15:14

    De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não iopmtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmilia lteras crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea.

    Irso é poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

    35T3 P3QU3N0 T3XT0 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R C0M0 N0554 C4B3Ç4 C0N53GUE F4Z3R C01545 1MPR35510N4NT35! RE3P4R3 N1550!

    N0 C0M3Ç0 35T4V4 M310 C0MPL1C4D0, M45 N35T4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4ND0 0 C0D1G0 QU453 4UT0M4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO,C3RT0?

    P0D3 F1C4R B3M 0OGULH050 D1550!

    SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3 P4R4B3N5!

  8. rodrigonunesouza
    janeiro 26, 2011 às 21:05

    Num intindi o que ele falou….

  9. Jonny
    janeiro 27, 2011 às 12:55

    “Num intindi o que ele falou…”

    ______________________________________________________________________

    Rdorgio Nnues de Suoza – RD0RG10 NNU35 D3 SU0Z4 – R0DR1G0 NUN3S D3 S0UZ4

    Vcoê N40 3NT3ND3U 0 QU3 0 JNNOHY, “MUL3QU3 R3T4RD4D0”, 35CR3V3U P4R4 V0C3?

    Vcoê 35T4 F4L4ND0 53R10?
    B3M… 3M C450 D3 R35P05T4 4F1RM4T1V4, P0R G3NT1L3Z4, “T3NT3” L3R M415 UM4 V35 3553 P3QU3N0 L1XO V1RTU4L! 3 MU1TO S1MPL35!

    EU N40 4CR3D1T0 QU3 V0C3 N40 3NT3ND3U 0 T3XT0 P3L0 P0T3NC14L QU3 V0C3 T3M, M45 P0R 0UTR0 L4D0 3U T4MB3M 3NT3ND0 QU3 N0S N40 P0D3M0S M4X1M1Z4R N0550 P0T3NC14L NUM 4MB13NT3 1N4D3QU4D0, L3ND0 UM T3XT0 1N4D3QU4D0, ETC.

    3U T4MB3M N40 35QU3Ç0 QU3 0S 0UTR0S N40 V33M 0 QU3 4 G3NT3 V3.

    3 S3 V0C3 3ST1VER 4P3N4S “BR1NC4ND0” C0M 0 J0NNHY… P4R4B3NS!

    P4Z, F3L1C1D4D3, 4L3GR14 3 R1QU3Z4 3SP1R1TU4L 3 M4T3R14L.

    “A0 C3RT0 B4RB4R4, J0NNHY, MUL3QU3 R3T4RD4D0, S3J4 C0M0 F0R…”

    3U E3TOU ME S3NT1NDO UM4 PR3 4D0L3SC3NT3. 3U 35T0U M3 S3NT1ND0 UM4 4LUN4 D0 1º 4N0 D0 3NS1N0 FUND4M3NT4L…

  10. rodrigonunesouza
    janeiro 27, 2011 às 13:52

    Talvez algum alien te entenda melhor…

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: