Início > Que porra é essa?, Velho Resmungão > Internet – Uma terra sem leis?

Internet – Uma terra sem leis?

Recentemente houve todo um escândalo pelo dono/fundador do site Wikileaks ter sido detido.
Caso você não saiba do que se trata: Wikileaks é (ou era) um site onde qualquer coisa era colocada no ar anonimamente: desde documentos secretos de algum governo ou informações confidencias de multi-nacionais.
Claro, o motivo da detenção de Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, não teve nada a ver com a suposta ‘fraude-fiscal’ que circunda o site, os motivos foram outros escândalos.

A história começa a ficar interessante quando o site Paypal cancelou as doações para o site – que se mantinha no ar graças a isso – o que gerou uma extrema revolta na interwebs em foruns e redes sociais da vida, gerando até um ‘ataque hacker’ contra o PayPal tirando o site do ar.

O mais bizarro de tudo isso começa agora: Qual o direito do Wikileaks de postar informações confidenciais, e o que os internautas do mundo tem a ver sobre isso?

A internet as vezes parece um reduto sem lei, foruns anônimos já disseminam tudo quando é tipo de porcaria e imbecilidade possível, e seus usuários gozam do tal ‘privilégio’ de não terem seus rostos revelados ou seus gostos por zoofilia.
E assim o WikiLeaks sobrevivia: Fazendo tudo anonimamente em um país onde não parece existir leis contra esse tipo de divulgação confidencial.

O que mais me pareceu estranho, foram todos os internautas clamarem contra o paypal – e a favor do wikileaks – sobre ‘liberdade de expressão’ ou ‘liberdade na internet’. De fato, motivos nobres para uma agitação e muvuca, mas, como sempre, voltando a algo imbecil.

Vejam, por exemplo, que esse discurso , que beira um esquerdismo radical, sobre ‘deixar as coisas do mundo porco capetalista serem divulgadas’ me soa um pouco retardado.
Claro, você pode defender que isso já ajudou a derrubar coorporações corruptas ou prender quem cometeu algum crime, mas será que você é realmente a favor disso?

Por exemplo, qual seria a sua reação ao encontrar os emails à sua amante divulgados na internet? Ou fotos, ou documentos, ou qualquer coisa sua divulgada?
Pois bem, amigo, se você ousa defender que essa ‘liberdade na internet’ tem que ser mantida, qual seria o seu direito quando a água batesse no seu rabo gordo? Nenhum.

Eu vejo as coisas por esse lado. Não que eu seja a favor que crimes não sejam punidos, obviamente, eles serão de uma forma ou de outra sem esse tipo de divulgação criminosa, mas quantos incidentes e quantas pessoas não diretamente envolvidas seriam prejudicadas?

Apoiar o WikiLeaks é uma causa egoista, você não está apoiando a liberdade na internet de fato, você só quer que os outros se fodam enquanto você não tem nada a ver com isso. É muito fácil rir do circo em chamas quando a sua bunda não está lá dentro. Mas e se tiver? Como mudaria o discurso e como você reagiria? Garanto que não da mesma maneira.

Veja bem que não defendo nenhum tipo de censura na internet. Apenas acho que como qualquer coisa do mundo ela não pode ser considerada como terra do ‘faço o que quiser’ de pessoas que provavelmente são uns merdas na vida real.
Mas defendo sim, a existência de leis – mais do que simples leis, leis que digam quais são meus direitos e quais são meus deveres na rede. O que posso e o que não posso fazer, antes de partir para qualquer tipo de medidas punitivas.

Anúncios
  1. rodrigonunesouza
    dezembro 26, 2010 às 21:56

    A transparencia da internet é o futuro que estamos nos encaminhando. O fim da privacidade é um fato que hoje atinge as celebridades, e no futuro será um cotidiano comum.

    Acho que a melhor maneira de controlar um comportamento não é na base da violencia, mas sim da prevenção.
    Afinal, quem não deve não teme, e quem quiser ter amantes, que convença sua namorada a um namoro liberal. Teremos menos espaço para mentiras no futuro.

    Eu sou completamente a favor do Site e do seu gestor, e que todos os governos se comportem de maneira transparente, e publiquem seus arquivos ao seu povo, para que não receba o povo as mesmas verdades de outras fontes.

    Liberdade de expressão é o direito de mandar alguem tomar no cu, e eu sou totalmente a favor disso.

  2. dezembro 31, 2010 às 06:42

    No fundo o Anarquismo é a primeira realidade. Sem surpresas, boa matéria, se expresse que vc faz bem!

  3. rodrigonunesouza
    janeiro 3, 2011 às 19:26

    Uma atividade desse genero me parece mais democratica do que anarquica… Se fosse anarquica nao teria um comando tao bem direcionado. E se fosse um comando sem apoio de uma maioria intelectual, nao haveria igualmente tal manifestacao.

    A internet eh uma democracia virtual, bem distante da anarquia.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: