Eu não sou bom

Por mais que em uma noite, em poucos minutos, tudo possa mudar… Aqui está meu texto.

Eu fugi da minha humanidade. Não sou generoso nem piedoso. Sou o contrário: me cale a boca e para você ela estará eternamente fechada. Eu não acredito mais em santidade ou em fé. Para mim elas são apenas uma tentativa inútil de se aproximar de qualquer coisa que chamamos de divino. Se tenho fé, se chama confiança, e é em algo muito mais terreno do que qualquer coisa que se afirma viver acima de nós. Não acredito em civilidade. Homens e mulheres sempre foram e sempre serão animais, independente do que usem para cobrir seus corpos e suas vergonhas. Não enxergo mais o melhor das pessoas, sua mania insistente de me machucar me calcou um buraco nos olhos. Não sou um bom cidadão, minha cooperação para uma sociedade sadia beira a sociopatia. Minhas meias são velhas e tem buracos. Meu coração bombeia pouco sangue e muito orgulho, sou um poço de vícios e virtudes duvidosas. Minha história é curta, tenho poucos anos e acho que sei de tudo. Sou insistente, bato com a cabeça até sangrar. Minhas mãos tremem de ódio e meus olhos pegam fogo, não mecha com a pessoa errada na minha frente. Cultivo meus defeitos como se fossem qualidades, isso me afasta de falsos profetas e lhe deixa a dica: erre, e passe a achar isso lindo! Não tenho certeza se sentiria remorso por matar alguém, voluntaria ou involuntariamente. Tenho cabelos pretos e olhos felinos como uma prostituta barata, com a diferença de que me ofereço de graça. Sou versátil, não me importo de dar se em troca receber. As vezes só Amy me entende, e “neste tom triste, minhas lágrimas secam sozinhas”. Atribuo donos falsos a frases criadas por mim, assim como roubo ideias alheias. Amor? Sobre amor vocês me perguntam? Não o conheço mesmo pensando que o conhecia, isso não quer dizer que não exista. Para terminar, da mesma forma duvidosa que comecei, admito que nem tudo que falo é verdade, e que verdades de fato não existem. São ilusões de seda prontas a serem rasgadas. Todas elas.

Bruno Dorneles

  1. rodrigonunesouza
    novembro 18, 2010 às 21:06

    Bela cadeira a qual o senhor escolheu para se sentar…
    Mas se um dia ela não estiver mais sustentável, saiba que existem outras cadeiras para que possa repousar o seu ser.

    Talvez mesmo,você seja bom, ou talvez bem e mal não existam, nem o amor exista.

    Existencia depende da cadeira na qual nos sentamos.

    Mas você não sendo bom, se define como uma pessoa má ?

  2. Jonny
    novembro 18, 2010 às 21:44

    BLACK EYED PEAS
    WHERE IS THE LOVE?

    Onde Está O Amor?

    O que está errado com o mundo mamãe?
    As pessoas vivendo como se não tivessem mães
    Acho que o mundo todo viciou-se no drama.
    Apenas atraindo coisas que trazem trauma.
    Olha só, a gente tenta parar o terrorismo
    Mas ainda temos terrorismo vivendo aqui.
    Em os EUA, a grande cia.
    O sangue e os capangas e os KKK
    Mas se você só tem amor pela sua própria raça,
    Então só sobra espaço para discriminação.
    E quando você discrimina, você só gera ódio.
    E quando você odeia, fica mais irado.

    Loucura é o que você demonstra.
    E é exatamente assim que a raiva funciona.
    Cara, você tem que deixar o amor seguir
    Tomar controle da sua mente, e meditar
    Deixe sua alma levitar para o amor…

    Pessoas matando, pessoas morrendo.
    Crianças feridas e você escuta o choro delas.
    Você pratica o que você prega
    E daria o outro lado para bater

    Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
    Envie alguma luz dos céus.
    Por que as pessoas andam me perguntando.
    Onde está o amor? (amor)

    Onde estar o amor? (amor)
    Onde estar o amor? (amor)
    Onde estar o amor?
    O amor, o amor.

    Toda vez e a mesma coisa, nenhuma mudança
    Os novos dias são estranhos, estará o mundo insano?
    Se o amor e paz são tão fortes
    Porque as peças do amor não se encaixam
    Países jogam bombas.
    Gases químicos enchem os pulmões das crianças
    Que vão sofrer pois sua infância morre cedo.
    Então pergunte a si mesmo, o amor realmente se foi?
    Então eu poderei perguntar pra mim mesmo, o que realmente esta acontecendo de errado?
    Nesse mundo que vivemos pessoas guardam mais do que dão
    Tomam decisões erradas, apenas visando seus dividendos
    Sem respeitar um ao outro, negando seu irmão.
    Uma guerra que surge, mas a razão é encorberta
    A verdade é mantida em segredo, varrida para debaixo do tapete.
    Se você não conhece a verdade, não pode conhecer o amor.
    Onde estará o amor? vamos lá! (eu não sei)
    Onde estará a verdade? vamos lá (eu não sei)
    Onde estará o amor?

    Pessoas matando, pessoas morrendo.
    Crianças feridas e você escuta o choro delas.
    Você pratica o que você prega
    E daria o outro lado para bater

    Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
    Envie alguma luz dos céus.
    Por que as pessoas andam me perguntando.
    Cadê o amor? (amor)

    Onde estar o amor? (amor)
    Onde estar o amor? (amor)
    Onde estar o amor?
    O amor, o amor.

    Eu sinto o peso do mundo nos meus ombros.
    Enquanto envelheço, pessoas ficam cada vez mais frias.
    Muitos de nós só nos preocupamos como fazer dinheiro.
    O egoísmo está nos guiando para a direção errada.
    Informações erradas mostradas pela mídia.
    Cujo critério é de imagens negativas.
    Infestando a mente dos mais jovens mais rápido do que bactéria.
    As crianças querem agir assim como elas vêem no cinema.
    E aí, o que aconteceu com os valores de humanidade?
    O que aconteceu com a igualdade?
    Ao invés de espalharmos amor estamos espalhando desânimo
    Brechas de conhecimento deixando vidas longe de uma unidade.
    É por isso que as vezes eu me sinto mal.
    É por isso que as vezes eu me sinto pra baixo.
    Eu não teria por que ficar me sentindo mal.
    Tenho que manter minha esperança viva, até que o amor seja encontrado.

    Agora pergunte para você mesmo!
    Onde estar o amor?
    Onde estar o amor?
    Onde estar o amor?
    Onde estar o amor?

    Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
    Envie alguma luz dos céus.
    Por que as pessoas andam me perguntando.
    Onde está o amor?

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Eu quero amar, amar perdidamente!
    Amar só por amar: Aqui… Além…
    Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
    Amar!Amar!E não amar ninguém!

    Recordar?Esquecer?Indiferente!…
    Prender ou desprender?É mal?É bem?
    Quem disser que se pode amar alguém
    Durante a vida inteira é porque mente!

    Há uma Primavera em cada vida:
    É preciso cantá-la assim florida,
    Pois se “Deus” nos deu voz, foi pra cantar!

    E se um dia hei de ser pó, cinza e nada
    Que seja a minha noite uma alvorada,
    Que me saiba perder… Pra me encontrar…

    “Eu não sou boa nem quero sê-lo, contento-me em desprezar quase todos, odiar alguns, estimar raros e amar um.”

    “Tão pobres somos que as mesmas palavras nos servem para exprimir a mentira e a verdade.”

    “Sou uma cética que crê em tudo, uma desiludida cheia de ilusões, uma revoltada que aceita, sorridente, todo o mal da vida, uma indiferente a transbordar de ternura.”

    Florbela Espanca, batizada Flor Bela Lobo (Vila Viçosa, Portugal; 8 de dezembro de 1894 — Foz do Douro, 8 de dezembro de 1930), foi uma poeta portuguesa. Precursora do movimento feminista em Portugal.

    “Ao certo Bárbara, Jonnhy, Muleque retardado, seja como for…”

  3. Jonny
    novembro 18, 2010 às 22:26

    BLACK EYED PEAS
    WHERE IS THE LOVE?

    ONDE ESTÁ O AMOR?

    O que está errado com o mundo mamãe?
    As pessoas vivendo como se não tivessem mães
    Acho que o mundo todo viciou-se no drama.
    Apenas atraindo coisas que trazem trauma.
    Olha só, a gente tenta parar o terrorismo
    Mas ainda temos terrorismo vivendo aqui.
    Em os EUA, a grande Cia.
    O Bloods” e “O Crips” e a “KKK”

    Mas se você só tem amor pela sua própria raça,
    Então só sobra espaço para discriminação.
    E quando você discrimina você só gera ódio.
    E quando você odeia, fica mais irado.
    Loucura é o que você demonstra.
    E é exatamente assim que a raiva funciona.
    Cara, você tem que deixar o amor seguir
    Tomar controle da sua mente, e meditar
    Deixe sua alma levitar para o amor…
    Pessoas matando, pessoas morrendo.
    Crianças feridas e você escuta o choro delas.
    Você pratica o que você prega
    E daria o outro lado para bater
    Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
    Envie alguma luz dos céus.
    Por que as pessoas andam me perguntando.

    ONDE ESTÁ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR?
    O amor, o amor.

    Toda vez e a mesma coisa, nenhuma mudança
    Os novos dias são estranhos, estará o mundo insano?
    Se o amor e paz são tão fortes
    Porque as peças do amor não se encaixam
    Países jogam bombas.
    Gases químicos enchem os pulmões das crianças
    Que vão sofrer, pois sua infância morre cedo.
    Então pergunte a si mesmo, o amor realmente se foi?
    Então eu poderei perguntar pra mim mesmo, o que realmente esta acontecendo de errado?
    Nesse mundo que vivemos pessoas guardam mais do que dão
    Tomam decisões erradas, apenas visando seus dividendos
    Sem respeitar um ao outro, negando seu irmão.
    Uma guerra que surge, mas a razão é encoberta
    A verdade é mantida em segredo, varrida para debaixo do tapete.
    Se você não conhece a verdade, não pode conhecer o amor.

    ONDE ESTARÁ O AMOR?
    ONDE ESTARÁ O AMOR? Vamos lá! (eu não sei)
    ONDE ESTARÁ O AMOR? Vamos lá (eu não sei)
    ONDE ESTARÁ O AMOR?

    Pessoas matando, pessoas morrendo.
    Crianças feridas e você escuta o choro delas.
    Você pratica o que você prega
    E daria o outro lado para bater
    Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
    Envie alguma luz dos céus.
    Por que as pessoas andam me perguntando.

    CADÊ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR?
    O AMOR, O AMOR.

    Eu sinto o peso do mundo nos meus ombros.
    Enquanto envelheço, pessoas ficam cada vez mais frias.
    Muitos de nós só nos preocupamos como fazer dinheiro.
    O egoísmo está nos guiando para a direção errada.
    Informações erradas mostradas pela mídia.
    Cujo critério é de imagens negativas.
    Infestando a mente dos mais jovens mais rápido do que bactéria.
    As crianças querem agir assim como elas vêem no cinema.
    E aí, o que aconteceu com os valores de humanidade?
    O que aconteceu com a igualdade?
    Ao invés de espalharmos amor estamos espalhando desânimo
    Brechas de conhecimento deixando vidas longe de uma unidade.
    É por isso que às vezes eu me sinto mal.
    É por isso que às vezes eu me sinto pra baixo.
    Eu não teria por que ficar me sentindo mal.
    Eu tenho que manter minha esperança viva, até que o amor seja encontrado.
    Agora pergunte para você mesmo!

    ONDE ESTÁ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR? (amor)
    ONDE ESTÁ O AMOR?
    O AMOR, O AMOR.

    Senhor, Senhor, Senhor nos ajude.
    Envie alguma luz dos céus.
    Por que as pessoas andam me perguntando.

    ONDE ESTÁ O AMOR?

    _____________________

    O coração vê as coisas com clareza e o amor é sua qualidade natural. Não há necessidade de treinamento.
    E esse amor não tem o ódio como contraparte.

    “Sempre que houver alternativas tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso.
    “Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências.”

    “O silêncio também fala, fala e muito! O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham.”

  4. Jonny
    novembro 18, 2010 às 22:52

    Olá Bruno Dorneles!
    Não procure em ser bom, procure ser consciente.

    Amor é simplesmente a capacidade de estarmos sós. E quando somos capazes de estarmos sós, completamente sós e, ainda assim, tremendamente felizes, então, nós podemos amar. Então, nosso amor não é mais uma necessidade, mas um compartilhar, não mais é uma carência. Amar é não seremos dependentes das pessoas que amamos… Só assim poderemos compartilhar, e compartilhar é bonito.É quando o nosso lado bom vem espontaneamente, com toda a beleza, graça e simplicidade.

    O amor cresce apenas no amor. O amor precisa de um ambiente de amor. Apenas num ambiente de amor é que o amor cresce…Você sabe!

    “Ao certo Bárbara, Jonnhy, Muleque retardado, seja como for…”

  5. caio
    novembro 19, 2010 às 03:08

    Bruno, boa parte do que você falou é retrato da maioria das pessoas.
    Gosto disso – apesar de eu ter enxergado trechos realmente pessoais, vc acabou usando a primeira pessoa para expressar a nossa real geral.
    Cada um tem o seu ego a cultivar, ausência de culpa, passividade a qualquer responsabilidade política, social, ambiental – independente deste gostar da expressão “isso é um absurdo”, direcionado às “pessoas”.

    E sim, ele me fez pensar sobre tomar a decisão de definir ‘bem’ e ‘mal’.
    Por isso devo recitar o Rodrigo:
    “Mas você não sendo bom, se define como uma pessoa má ?”
    – Boa colocação.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

