Preconceito

Infelizmente não achei a pessoa que escreveu esse experimento, nem ao menos conheço sua veracidade, se ele realmente existiu ou não. Independente de sua existência, creio que se fosse levado a sério, resultado diferente não seria obtido. Adoraria dar os créditos a quem merece, porém minha fonte o omitiu, então é isso, espero que vocês aproveitem tanto quanto eu aproveitei:

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada.
Passado algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, sendo rapidamente retirado pelos outros, que o encheram de pancada. Depois de algumas porradas, o novo membro do grupo já não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído.

Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles por que batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui…

É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Albert Einstein

Anúncios
  1. rodrigonunesouza
    julho 14, 2010 às 05:28

    Esse experimento é um mito popular, que eu também ouvi meu professor de psicologia falar sobre ele;
    Pra você ter idéia de como é um mito, a mentira é tão grande que segundo a versão que eu escutei isso foi realizado pelos behavioristas da universidade federal do pará.

    Pra isso ter chegado aos seus ouvidos, me parece óbvio que se a experiencia existiu provavelmente no pará que não foi, ou aqueles academicos teriam sequer um destaque, e não é isso que ocorre.

    Tem cara de boato, mas quem sabe realmente fizeram essas loucuras.

    Isso de maltratar bichos é antiético, e contra os principios morais da ciencia. por isso desconfio, mas como sabemos existe isso mesmo na ciencia. Fiquei sabendo de casos de deixar golfinhos morrer fora dagua só pra saber quanto tempo aguenta o animal a ficar fora dagua…
    esses experimentos nao sao cientificos, são simplesmente sadismo.
    ciencia é toda baseada em ética e humanismo.

  2. julho 14, 2010 às 14:40

    concordo plenamente contigo rodrigo, sobre a questão ética e humanista …. mas a questão do experimento não é o banho frio dos macacos, isso é apenas um meio fácil que, quem inventou o experimento, achou para especificar um castigo aos macacos que subiam na escada para pegar bananas ….. enfim, eu tenho sérias dúvidas, como as tuas, sobre a veracidade do experimento, porém a “moral da história” ainda acredito ser bem importante ….

  3. NM
    julho 14, 2010 às 15:18

    O que não impede do experimento ser muito antigo antes mesmo de todo esse bem estar animal para experiências.
    Mas concordo, a moral é muito mais importante que o experimento em si, mesmo ele sendo falso.

  4. rodrigonunesouza
    julho 14, 2010 às 19:42

    Na verdade, na versão que eu ouvi, não era banho frio, era choque elétrico em quem pegava a banana;

  5. julho 14, 2010 às 23:28

    e na versão gore do quentin tarantino, o macaco que subia assistia os membros femininos da sua família serem estuprados por todos os outros macacos …

  6. rodrigonunesouza
    julho 15, 2010 às 03:16

    Po, da uma superprodução pornográfica zoofila; Cada macaco com seu galho.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: