Início > JIHAD > Doutrinados em Utopias fáceis.

Doutrinados em Utopias fáceis.

Hoje resolvi analisar um mal do qual já fui imerso. Falo especificamente dos delírios utópicos. Eu penso, como pode alguém ser levado a crer que uma determinada solução simples, para um problema de ordem complexa pode ser possível. Pois essas que são as doutrinas de utopias fáceis. Elas são como um projeto pra livrar alguma ameaça a alguma coisa muito importante. Por exemplo, alguma coisa pode ser o planeta terra, o problema o crescimento da poluição que é um problema bem complexo, e qualquer solução simples como, por exemplo, um sistema socialista internacional, que é uma solução muito simples de ser tomada.

É como analisamos o problema do Biodiesel que é uma solução complexa pra um problema complexo. Porque é uma solução complexa? Porque é derivada de muitos anos de pesquisa em uma nova tecnologia energética. E é também um problema de ordem complexa… A decência total da economia de um produto único. Analisando por esse prisma, o problema do Biodiesel é argumentado como que ele geraria mais fome no mundo, pois seria mais lucrativo plantar pra vender combustível do que comida, o que faria que o preço da comida subisse, gerando assim uma crise mundial de alimentação.

Argumento pífio, como todos os argumentos de doutrinas utópicas fáceis são. Não é de se espantar pensando que esse argumento que partiu do governo americano, sobretudo da ala republicana. Pois é, parece óbvio que isso aconteceria, e que o biodiesel e qualquer outra tecnologia que tire um recurso mineral de um recurso animal poderia ser argumentada por esse ponto de vista. O que o argumento ignora, é que o óleo pode ser retirado sem que a produção de alimentos seja afetada, o que abriria mais espaço pra lucro, e não dividiria um mercado. Na verdade uma planta pode dar o óleo e o fruto, e ambos podem ser ofertados para o consumo.

O único tipo de trabalho que existe é o comércio. Qualquer trabalho é uma atividade comercial, legal ou não. Não é a toa que muitos desocupados gostam de criticar o comércio. Culpar o comércio ou o funcionamento, ou o dinheiro que é a maneira muito organizada que a humanidade intuiu coletivamente de avaliar suas transações.
É muito fácil cair em conversa fiada. Eu posso vender milhares de mentiras, que solucionam problemas complexos. Por exemplo, vou criar uma solução que sei que é utópica mas que é muito simples. Eu sei como acabar com a guerra entre Israel e os Árabes.

Acabaria com essa guerra, convertendo pessoas ao cristianismo universal, que é um cristianismo ecumênico que aceita todas as religiões, e aceita também ateus e agnósticos, é uma igreja baseada no humanismo, no direito dos animais, no socialismo igualitário e na liberdade de expressão. No começo, vamos converter nosso bairro, passar panfletos, fazer reuniões, festas, sites, eventos… Vamos divulgar nossa boa nova.

Se você acredita ou não, se é religioso ou não, aqui você é um irmão. Não precisa dar dinheiro pra sociedade, vamos convertendo, é só um bom pensamento. Não precisamos de templo, de funcionários, só precisamos de trabalho voluntário, a religião que proponho não tem custos.

Iremos mandar muitos spams, converter celebridades, e demais ações de publicidade. A tal ponto de um dia crer que os judeus e os muçulmanos acabaram em maioria aceitando essa doutrina, e resolvendo acabar de vez com suas divergências bélicas.
Assim, acabaremos com a milenar guerra… é só o amor tocar o coração dos homens quando escutarem a mensagem do amor.
Muito simples solução pra algo tão complexo.

Alguém compra essa idéia? Pode comprar ou não, de qualquer forma, de lixo assim, podemos ser vítimas a qualquer momento. O mundo é feito de problemas demasiados complexos, e crer que existem atalhos para a dor é uma ilusão.

Devemos pelo contrário estar certos de que a realidade que partilhamos e dela temos consciência, não depende nem um pouco, ou sequer consulto, nossas vontades. O universo não houve nossas queixas, não lê o nosso pensamento, ele não tem personalidade, nem humor, ele é como é.

Então eu vejo gente com muito ódio mesmo, muito raiva, defendendo algo que pra ele é a idéia mais brilhante do universo, que ele foi doutrinado para tal. O sujeito xinga quem discordar dessas idéias. E geralmente elas vem com uma espécie de almanaque de argumentos cíclicos pra prolongar essas idéias.

Estão entre essas idéias coisas como; O socialismo, o vegetarianismo, os discursos religiosos, os discursos religiosos que se dizem não religiosos, os misticismos, discurso astrológico, discurso sobre arte ideal, sobre futebol e a escalação da seleção.

Por que elas são infundadas? Como já disse; Porque são simplistas, e o simplismo jamais vai explicar a complexidade.

Problemas simples, são problemas que simplesmente um fator corresponde à ele, por que a grama ta molhada ? Porque chove.
Então se parar de chover a grama não estará mais molhada.
Agora, se perguntarem por que o Dunga escalou aquela seleção, a resposta pode ser simples e agradar mais gente;

– Porque ele é uma besta teimosa.

Por outro lado, eu diria que isso é um problema demasiado complexo pra lidarmos assim com a situação. Ele está avaliando cada jogador, não só dentro de campo e em suas atuações pelos clubes e pela seleção, mas também pelo comportamento fora de campo, pela forma física; Acrescente aí, a opinião dos próximos a ele, como o caso do Jorginho. Acrescente interesses econômicos diversos, interesses políticos do Ricardo Teixeira, interesses diversos de qualquer outra origem.

No fim das contas, o Dunga escalou essa seleção por um problema complexo, e não foi uma solução simples a dele, foi igualmente complexo.

Mas o foda é que achem que eu espero que um dia o povo não aja mais assim. O que não é verdade, eu sei que sempre as opiniões serem baseadas nisso. Assim funciona a massa, dês de sempre, e assim, ela continuará funcionando, sobretudo agora em períodos de massificação.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: