Início > Defeito Colateral, Velho Resmungão > Odeio novela/história que não tem vilão!

Odeio novela/história que não tem vilão!

Eu sou um noveleiro admitido e filhadaputa. Assisto todas as novelas que passam as nove, mas que se chamam “novela das oito”. E assistindo Viver a Vida sempre senti a novela meio …. vazia, em alguns aspectos. Não entendia direito o que estava faltando, apesar de ter aquela pulga que me coçava atrás da orelha, até que hoje percebi: Viver a Vida não tem um vilão! WTF? o_O

A vilania é a cara-metade da bondade, é a outra face da moeda. A princípio, uma não pode viver sem a outra, mas a vilania tirana não existe na novela, existe apenas pessoas que divergem descaradamente de opinião, como no capítulo de hoje (14/04/2010) quando Tereza (brilhantemente interpretada por Lilia Cabral) discute sobre o relacionamento de Miguel (Mateus Solano, o cara feio mais bonito da TV aheuoaheu) e Luciana (Alinne Moraes), com a mãe do rapaz, Ingrid (Natália do Valle). A cena se baseia em um confronto verbal, coisas que acontecem com qualquer mero mortal … E acho que é aqui que a novela tem pecado um pouco: ela esqueceu de trazer fantasia para minhas jantas! E não falo de fantasia do tipo Mutantes, digo uma fantasia do tipo A Favorita, com a Flora, a melhor vilã que já tive o prazer de assistir, fodásticamente interpretada por Patricia Pillar. É esse tipo de vilania que acredito gostarmos de ver na televisão, algo que fuja do real um pouco, algo que não convivemos no dia-a-dia.

O vilão desempenha um papel fundamental em todas as histórias: é ele que dá ao mocinho o merecimento de ser feliz. Em todas as histórias, o vilão acaba se tornando aquela pessoa a quem as pessoas que mais penetram na história odeiam, aquele ser mal, sem coração, contrário a todo senso de justiça e bondade que conhecemos. Esse é o vilão que escutamos nas histórias infantis, em livros infanto-juvenis e em histórias fantásticas. Nossa preferência por vilões estereotipados é normal, pois a nossa visão de um vilão é a mesma da criança, é o lobo-mau, a bruxa malvada, o velho-do-saco … É a visão construída na infância, que se perpetua por toda a vida e se espalha por toda a sociedade. Além dessa construção visual-memórica, muitos outros exemplos de sentimentos e exemplos herdamos dos tempos infantis, mas isso não é hora para discuti-los. A questão é que até hoje, muitos poucos (eu diria casos raros) escritores foram capazes de criar boas histórias sem a presença de um vilão. Um exemplo, Machado de Assis, que conseguia penetrar tanto a personalidade e os transtornos psicológicos de um personagem que o mesmo se transforma em vilão e mocinho da história, como Brás Cubas, um protagonista filhadaputa que horas te deixam com pena, outras com raiva. Manoel Carlos tem se mostrado, além de um roteirista medíocre, por que apresenta nada mais que o mesmo, um mau escritor, pois não percebe a diferença entre o real e o fictício que queremos ver na televisão.

Pode parecer que, criticando Manoel Carlos, eu esteja sendo hipócrita por fazê-lo enquanto admito assistir a novela. A verdade é que uma novela das oito, pra não ser vista, precisa ser realmente muito insuportável, o que ela não é, no final das contas. É uma novela boa, como a maioria que a globo produz… Uma boa novela que dá audiência. Mas por que não se dedicar a fazer apenas novelas excelentes? Como A Favorita, a melhor novela da emissora, na minha opinião. Então por onde começar para que Viver a Vida fosse melhor? Colocar um vilão flhodaputa que só vai ser morto/preso/enlouquecido no último episódio. Isso sim pode parecer mais do mesmo, mas não é apenas uma fórmula que sempre deu certo, é uma fórmula que é apenas um esboço… A arte está em como isso acontece.

Eu vô comê teu coração na ponta da faca sua vagabunda O_O

Coloquem vilões nas novelas. Afinal de contas, o que seria do He-Man se não fosse o Esqueleto? o que seria do Harry Potter se não existisse Voldemort? Afinal de contas… Como saber quem é o mocinho se não existe ninguém que sofre pelas vilanias do vilão?

Anúncios
  1. santosmarcela
    abril 15, 2010 às 08:37

    Eu nem assisto. Mas, também é difícil imaginar novela sem vilão… u.u

  2. Garanhoto
    maio 8, 2010 às 06:38

    He-mans e harry-potters tao bem fantasticos porque eh desde de crianca que voce pega o gosto, quando voce copia o personagem de desenho animado. E tambem o comportamento, ou seja os estados emocionais e “mind-sets” sao reproduzidos com frequencia, tanta, que simplesmente o habito se torna natural. E isso faz o carater do homem.

    Nao diga que A literatura ha’ de ser do incessante contraste ou da contradicao? Ja’ que sem que haja um apetite nunca haveria um apetite oposto, o que ha de atraente entre os mocinhos e os viloes? Porem o que eh uma novela sem vilao? Te digo brou, e’ qualquer coisa menos uma novela.

    Pode parecer vago quando se olha direto para uma obra novelesca como um todo. Novela sem vilao nao eh novela. eh absurdo Aguarda que sua sugestao ha de ser acatada. Se nao for nessa sera’ na outra, por que nao variar um pouco?

    Sempre uma vai ser melhor que a outra, vai da sua opiniao, cada um se identifica com umas coisas tanto da historia quanto da producao ou da atuacao e tal. O lance e’ que eles tem de servir a toda uma gama de apetites que variam variantemente na qualidade e no tempo, que e’ o jeito das pessoas, dos regentes ao povao. Ja’ que enquanto os regentes gastam pra dana’, altas notas mesmo, o povao e’ o povao, e’ gente pra dana’.

    Entao o que esperar senao mais que promessas e desejos descumpridos? Isso e’ ponto de visto tao do “in” quao do “out”, por assim dizer das novelas pessoais ou televisionaveis. Se e’ “bom” fazemos, senao nao. Mas se e’ “mal”, na verdade o vilao eh tambem um heroi. O Vilao NUNCA eh descartado como referencia. E o mocinho passa a ser o ant-heroi, o que eh repelido para o que eh um comportamento proprio.

    Entao assistimos mais um capitulo, nao sedentos do proximo mas sedentos de intensidade nesse que to vendo aqui agora. Quero entao me abro e, a qualquer sinal, me gozo no gozo de um riso ou mesmo uma gargalhada; ou quando sinto pena de um personagem, uma pessoa, ou quando isso eh tao profundo no meu peito, grande magoa pela injustica de um ato tao mau, como raptar um bebe.

    Tudo pode ser sentido no mundo das novelas! Tanto o bem quanto o mal. Mas nao se esquecam esta tudo ddentro de voces. Isso eh, so’ ressonacia. Nao temam, a nao ser que nao possam nao temer, mas tentem amar algo bom, porque falam-se tanto dos valores do amor, esquecendo-se que o amor a qualquer custo ou a umas coisas quaisquer, nao vale mais que o odio, ou nao vem de outra fonte que a dele. Exemplo basico, o amo muito tudo isso do Mc. Quero dizer voce pode ser apontado a amar o que for, o odio, ou o odio do vilao, desde que amar seja dado como o amor desconstruido, o que eh o que for menos o amor, menos o real, o real amor, desde que se os fac,am sentir aquele volume suficiente de sentimento tal pra voce, sendo o vilao de si mesmo, comprar tudo que deles lhe for dado. Deles digo dos noveleiros FDP, de cujo trabalho so tenho admiracoes.

    So nao quero me acostumar pra sempre com essas tantas contradicoes.

    TAGS?> alienacao previamente estipulada; abertura do terceiro o/m/l/i/h/l/o/enio; nomes para bebes; como montar uma jaula para si;

  3. Garanhoto
    maio 8, 2010 às 13:19
  4. jk
    maio 10, 2010 às 18:56

    as novelas deste velho sebozo nao tem vilao algum q graça tem essa bagaça sem vilao é totalmente descartavel pq o vilao é sempre a essesncia da novela é a´´pessoa q o publico adora odiar como por exemplo a novela belissima quem assistiu viu a bia falcao fugindo linda e poderosa do pais no final dalhe fernanda montenegro otra q eu podia citar é chamas da vida akilo sim foi novela e nao essa merda desse mané a ja ia me eskeçendo do vilaozaço do marcelo serrado no papel de bruno villar de poder paralelo essas sim foram otimas novelas tiveram enredo começo meio e fim sinceramente esse mané carlos devia ser escritor de poema pra velhas gagas e nao escritor de novelas mas a globo tb tem culpa por fika xupando o saco desse velhote sebozo eu tb odeio profundamente esse velho principalmente por ser racista e tb por nao ter vilao pq novela sem vilao nao tem graça

  5. jk
    maio 10, 2010 às 18:57

    a e + uma coisa vcs ja reparam q as novelas desse mané tem sempre o mesmo nome por ex: paginas da vida foi escrita por ele e viver a vida tb putz q falta de inteligencia hein seu mané

  6. jk
    maio 10, 2010 às 19:00

    na minha humilde opiniao 1 ser desse devia ser exilado do pais pq seu fanatismo por 1 mundo q nao existe de verdade xega a ser ridikulo pq se fosse pra fazer direito ele teria q falar das maes q jogam seus filhos nas vala de esgoto de 1 pai q mata o filho drogado mas isso ele nao faz e sabe pq ele nao faz ? pq falta competencia

  7. julho 19, 2010 às 15:19

    tb acho

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: