Início > Velho Resmungão > E viva os anos….

E viva os anos….

Se tem uma coisa que eu ainda quero entender antes de morrer, é porque tanta gente idolatra décadas passadas.
Sério mesmo, não faz o menor sentido.

A quantidade de jovens que existem por ai – graças a nova moda, ou velha moda, que seja, esse povinho indie-cult que adora Beatles – querendo idolatrar anos que eles não viveram é absurda.
Sempre tem aquela pessoa para dizer ”poh, mas os anos 60/70/80…eram melhores, porque várias bandas clássicas hoje surgiram naquele tempo!”. Ta, e dai? Isso é o ÚNICO motivo para alguém querer viver na década errada? Puta que pariu, se a banda virou um clássico daquela época, é porque já passou a época dela. Ninguém – tirando raras exceções – chega no ápice na sua época, ou começa nele. E se a banda É um clássico, qual a diferença de escutar o seu legado hoje em dia? Eu particularmente odeio shows ao vivo e não iria no Woodstock.

O que eu mais vejo são pessoas todas iguais, balbuciando que naquela época tudo era melhor. Ok, não fazia sensações térmicas de 47 graus.
Ainda me dizem assim: Mas todo mundo que é mais velho diz que foram os melhores anos das suas vidas. Claro porra, era quando o velho era novo! Ou tu acha que vai preferir teus 50 anos broxa ou teus amáveis 18 aninhos?

Você ainda pode falar de hippies, punks e tudo mais que – por um acaso, ainda existem hoje em dia – surgiram naquela época. Mas pequeno mancebo, sua maneira de pensar seria exatamente a mesma de hoje em dia? Quero dizer, o hippie só é aquela imagem de paz e amor pela história da contra-cultura, hoje em dia são vagabundos que abraçam árvores e fumam maconha, e quiça, fazem parte do MST. Então, hoje nos vemos os hippies de antes como grandes revolucionários, e hoje vemos os hippies de hoje como vagabundos. Tem certeza MESMO que vivendo nos anos 60 você até faria parte do ‘movimento’? (4-Hit combo, repetições de palavras demais nesse parágrafo)

E mesmo assim eu não entendo, como alguém pode achar boa uma época que nem viveu? Eu vivi os anos 90, e foram do caralho! Se eu pudesse voltar a ser um moleque serelepe daquela época voltaria. Jogar mega-drive o dia inteiro, jogar futebol, e achar que o mundo inteiro era bonito e colorido e ninguém tinha problemas ou responsabilidades. E ainda assim, adoro os anos 00, foi a época que eu mais fiz coisas na minha vida, também a que mais fiz merda, também a que mais fiz sexo, e a que mais bebi. Porra, disso eu posso sentir saudades e dizer que era a melhor época do mundo. De um verão em 2006 – dia 6 de janeiro, pra ser mais exato, onde tive um dos melhores dias da minha vida. Daquilo eu posso sentir saudades, do que não lembro ou não sei? Então praticamente não vivi e não sinto.

Mas agora, olhando pelo outro lado – das coisas ruins de décadas passadas.
É muito fácil ser saudoso de uma coisa boa, claro que uma pessoa adoraria ser hippie e ver um show dos Beatles ao vivo.
Mas se você morasse no Brasil? Ditadura. Algo que eu realmente não iria gostar.
EUA? Guerra Fria total, se você fosse jovem, dependendo da época, iria para o Vietnã, Guerra da Coreia ou qualquer desses outros arranca rabos.
Europa? Um continente praticamente todo fodido e ainda se recuperando da segunda guerra mundial, e, vamos lembrar, por lá também aconteceram diversas ditaduras.
Aquele que falar União Soviética provavelmente ta de sacanagem, e aquele que falar África tem pinto pequeno.
O resto da Ásia só é bastante aclamado hoje em dia, mas ninguém lembra deles, mesmo – assim como a Nova Zelândia, México ou qualquer outro país: Não basta falar bem de outra época, tem que se falar bem de outra época em um lugar especifico.
Logo, posso concluir que você não acha somente que outra década foi boa. Porque se fosse tão forte assim de viver, viveria em qualquer país.

Sinceramente, é bem bonito olhar com a sua personalidade ,formada pela nossa geração, décadas passadas e querer sentir um saudosismo inexistente sobre ela, mas lembre-se que você seria uma pessoa totalmente diferente, se foderia como muita gente se fodia naquela época, e quem sabe seria muito mais infeliz do que é agora pra ficar fantasiando com algo que passou e nunca viveu.

O futuro é só mais um dia ruim, e o passado não é diferente.

Anúncios
  1. rodrigonunesouza
    fevereiro 18, 2010 às 23:13

    O engraçado que o pessoal dos anos 70 queria viver no futuro, no ano 2000.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: