Início > Que porra é essa?, Velho Resmungão > Sobre textos ruins, jacas e expectativas

Sobre textos ruins, jacas e expectativas

Esses dias uma frase pulou ao meus olhos como uma máxima inegável, algo que eu já sabia, mas nunca soube resumir de uma maneira tão conveniente e auto-explicativa.

As pessoas não conseguem ver a verdade porque suas expectativas são muito altas.

Em um primeiro momento, essa frase me fez pensar em várias coisas que eu já sabia mas exclusivamente sob essa perspectiva, e, naturalmente, chegando a uma conclusão, vi que ela fazia mais sentido do que em meus vãos pensamentos eu poderia imaginar sozinho.

O sonho humano é alimentado por esperança. Esperança, por mais que tentem lhe convencer o contrário, de qualquer ponto de vista nada mais é do que uma espera. Podem romantizar ela da maneira que preferir, pode usar ela no contexto que preferir, nada vai mudar o fato que ter esperança é a arte da espera.

Tendo isso em vista, pergunto-me, até onde essa esperança pode atrapalhar um julgamento racional? – Pois nada mais me interessa do que ações pensadas e executadas de maneira racional e lógica – sentimentos atrapalham o que mais importa: A verdade.

Lapidando tudo isso e chegando a uma conclusão sensata, a expectativa – também ouso dizer, a esperança – são diretamente responsáveis por muitas atitudes e pensamentos do contexto social, ao mais profundo entendimento religioso – irônico, não consigo fazer um texto que não tenha essa palavra no meio.

Pare por um segundo e pense em tudo isso que eu disse até agora.
Até que ponto uma expectativa extremamente otimista, consegue uma relação de causa e efeito que realmente tenha um resultado positivo?
É a expectativa que faz a dona Jurema votar naquele bom moço para se tornar senador, que logo eleito, não se importa com a população além, e sim, com ganhos próprios.
É a esperança que mantem o seu Joaquim indo na igreja todo domingo para entregar o dizimo e não correr o risco de perder sua vaga no céu – com direito a vista para o mar e tudo mais.

Quanto maior a expectativa que você tiver em relação a algo/alguém, mais difícil será de perceber que a verdade vai estar lá imutável, e não foi nada daquilo que você fantasiou por várias horas.
O político que você votou por lhe dar uma cesta básica, era corrupto. Todas as evidências estavam lá, você não viu porque suas expectativas em relação ao bom moço eram altas demais.
O seu deus não existe, por mais que você tenha esperança disso. Tudo que conhecemos até hoje nos mostra isso, você não enxerga a verdade porque tem medo dela. E fica fantasiando esperanças para nublar tudo que acontece ao seu redor.

Muitas pessoas sabem que a melhor maneira de enganar alguém, é alimentar o seu sonho até o máximo, impedindo o racional julgamento desse seu sonho.
Mentiras e verdades não interessam desde que as pessoas sintam-se confortáveis em imaginar que ”amanhã será melhor”.

Como disse meu amigo Capitão Piratão, a vida é um circo, e adivinha só quem é o palhaço?

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: