Deuses

Como os deuses morrem? E quando morrem o que acontece com eles então?
Você pode também perguntar: como os deuses nascem? Todas as três questões são na verdade a mesma. E todas elas têm uma suposição comum: a de que é mais dificil a humanidade viver sem deuses do que você se matar prendendo a respiração.
(É claro, você pode ser do tipo racionalista arrogante que resmunga que o homem moderno finalmente se libertou da antiga servidão à superstição, à fantasia e à veneração. Se for o caso, fecha esse blog, volte imediatamente para o orkut e fique tentando procurar comunidades sobre coisas que acontecem na sua vida. E, aliás, não se incomode em ler Shakespeare, Homero, Faulkner, ou, no que se refere a isso.)
Nós precisamos de deuses – Thor, Zeus, Krishna, Jesus ou bem, Deus – nem tanto para adorá-lo ou nos sacrificarmos por eles, mas porque eles satisfazem nossa necessidade – diferente daquela de todos os outros animais – de imaginar um significado, um sentido para nossas vidas, para satisfazer nossa ânsia por acreditar que a confusão e o caos da existência cotidiana, afinal, realmente levam a algum lugar. É a origem da religião e também da arte de contar histórias – ou não são elas a mesma coisa? Como disse Voltaire a respeito de Deus: se ele não existisse, seria preciso inventá-lo.
Há apenas dois mundos – o seu mundo, o que é o mundo real, e outros mundos , a fantasia. Mundos como este último são mundos da imaginação humana: a realidade, ou a falta dela, não é importante. O importante é que eles estão lá. Esses mundo proporcionam uma alternativa. Proporcionam uma fuga. Proporcionam uma ameaça. Proporcionam sonhos e força. Proporcionam refúgio e dor. Eles dão significado ao seu mundo. Eles não existem, então são tudo o que importa. Você entende?.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: